No dia 16 de novembro de 2018 o Clube Ser Cidadão expôs, na biblioteca da Escola Secundária de Paços de Ferreira, um conjunto de frases de Escritores, Políticos, Filósofos, Ativistas dos Direitos Humanos, que, de uma forma, ou de outra, se referiam à tolerância.

O trabalho resultou de pesquisas realizadas sobre o tema, com o intuito de realçar a importância de ser tolerante para com os outros, num mundo em que se pretende uma sã convivência, no respeito pela Declaração Universal dos Direitos Humanos. Para o efeito, foram analisados os artigos 18.º, 19.º e 26.º do documento, bem como as origens históricas da comemoração do Dia Internacional da Tolerância.

 

Os alunos

Hugo Parente

Pedro Barros

Ricardo Souto

vitor-hugo.png

Víctor Hugo

(Poeta, Escritor, Dramaturgo e Politico)

1802/1885

"A tolerância é a melhor das religiões."

ferreira-gular.png

Ferreira Gullar

(Escritor, Poeta)

"Os homens, embora sejam iguais em direitos, não o são em qualidades. (...) Se a sociedade não pode ser completamente justa, pode ser menos desigual. A solução é sermos tolerantes a opiniões diferentes das nossas."

gandi.png

Mohandas Gandhi

(Líder Espiritual)

1869/ 1944

"A lei de ouro do comportamento é a tolerância mútua, já que nunca pensaremos todos da mesma maneira, já que nunca veremos senão uma parte da verdade e sob ângulos diferentes."